ABPM NA INTERNET:

Conecte-se à ABPM:

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Ministro da Agricultura garante que maçã da China não entrará no Brasil

Publicado por Assessoria Deputado Federal Valdir Colatto em 04/07/2016
 
Seguro safra 2014/2015 também será pago, disse Blairo Maggi ao deputado Colatto
 


Brasília, 4/7/2016 – O deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) esteve em audiência, no dia 22 de junho, com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, para discutir soluções para os problemas enfrentados no setor produtivo da Maçã. O deputado federal Luis Carlos Heinze (PP/RS); a senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS) e o diretor executivo da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), Moisés Lopes de Albuquerque, também participaram da reunião. Em destaque, o ministro garantiu que a maçã chinesa não entrará no Brasil e que pagará o seguro da safra 2014/2015.
Colatto afirmou que essas medidas estimulam o investimento e, consequentemente, aumentam a oferta de empregos no setor. “O ministro tem se colocado à disposição para ouvir os produtores, isso gera confiança para todos e faz com que o segmento se desenvolva”.
O diretor executivo da ABPM, Moisés Lopes de Albuquerque, aproveitou a oportunidade para convidar o ministro Maggi para uma visita à região produtora de maçãs e também apresentar o Centro de Controle Biológico Moscasul. “Pesquisas estão sendo realizadas para erradicar a Anasthepha fraterculus (praga da maçã), que tende a ser mais um case de sucesso no Brasil e referência para o mundo”, disse.

Números da Maçã
O Brasil possui 4321 produtores de maçãs que cultivam 36 mil hectares da fruta. É produzido cerca de 1,27 milhões de toneladas, o que coloca entre o setor entre os 12 maiores produtores do mundo. Os investimentos dos pomicultores brasileiros, desconsiderada a terra, estão na ordem de R$ 4,2 bilhões. A cadeira produtiva da maçã proporciona anualmente ao país R$ 6 bilhões em riquezas. São gerados mais de 58 mil empregos diretos e outros 136 mil indiretos.
Segundo o IBGE, Santa Catarina é o maior produtor de maçã do país, responde por 49% da produção nacional. No Estado, estão 75% dos produtores brasileiros da fruta, só em São Joaquim são mais de 1,8 mil agricultores que tem como principal fonte de renda a maçã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, estamos aguardando a sua participação. Obrigada!