ABPM NA INTERNET:

Conecte-se à ABPM:

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Reunião no Ministério da Agricultura encaminha soluções para demandas da cadeia produtiva da maçã

Publicado em 16/02/2016 por Assessoria de Imprensa da Senadora Ana Amélia

Senadora Ana Amélia acompanhou diretor da ABPM no encontro com a ministra Kátia Abreu.


Soluções importantes a demandas da cadeia produtiva da maçã foram encaminhadas em reunião nesta terça-feira (16), no Ministério da Agricultura, entre o diretor executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM), Moisés Lopes de Albuquerque, a senadora Ana Amélia (PP-RS), os deputados federais Luis Carlos Heinze (PP-RS) e Valdir Colatto (PMDB-SC), a ministra Kátia Abreu e o secretário do Produtor Rural e Cooperativismo do Mapa, Caio Rocha.
Um dos temas abordados foi a subvenção ao prêmio do seguro agrícola, que no ano passado teve um aporte de R$ 28 milhões. Para esse ano, previu a ministra, haverá um aumento expressivo no volume de recursos a ser destinado.
Além disso, o diretor da ABPM explicou que a recente troca do superintendente do Ministério da Agricultura no Rio Grande do Sul resultou na ausência de profissional para assinar as diárias dos fiscais federais agropecuários, prejudicando o embarque de maçã a ser inspecionada em Vacaria e exportada para mais de 40 países. Kátia Abreu anunciou na hora que um substituto temporário fosse indicado para assinar as diárias até a posse do novo superintendente.
Por último, foi debatida a necessidade de ajustes em relação a exigências feitas pela Índia para a importação de maçã brasileira, consideradas sem embasamento técnico e científico pela cadeia produtiva. Como a Índia representa um mercado importante, a questão precisa ser resolvida entre os dois países. A ministra informou que o tema já está sendo tratado e está próximo de uma solução.

— Foi uma reunião produtiva. Agradecemos mais uma vez à senadora Ana Amélia pelo empenho em defesa do setor e por conseguir a agenda com a ministra — disse o diretor da entidade.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, estamos aguardando a sua participação. Obrigada!