ABPM NA INTERNET:

Conecte-se à ABPM:

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Fruta saudável e versátil

Publicado em em 22/01/2016 às 00:00:00 - Atualizado em 22/01/2016 às 07:58:02

Relacionada à história da cidade mais cosmopolita do mundo, Nova Iorque, que recebeu este nome no início da década de 1920, provavelmente associado às corridas de cavalos, mais tarde na década de 1970, na tentativa de reverter a fama de violenta, campanhas foram feitas no sentido de atrair o turismo para a cidade onde lindas maçãs vermelhas eram utilizadas como símbolo e cujo título “The Big Apple” se tornou oficial.

Existem pelo mundo cerca de 15 tipos de maçãs, com características próprias de textura e cor, o que torna esta fruta saborosa bastante versátil no preparo de pratos na culinária nacional e internacional.

Em relação aos seus aspectos nutricionais, podemos citar a pectina, uma fibra solúvel, importante para atuar na redução do colesterol, e os flavonoides quercitina e naringina, demonstrados como protetores contra o desenvolvimento de câncer de pulmão, mama, colon e fígado, traz ainda benefícios ao diabetes pela ação da pectina e do ácido galacturônico e como coadjuvante em dietas de emagrecimento, onde a inclusão de três maçãs ao dia promoveram maior perda de peso, segundo um estudo brasileiro.

Se ainda assim você não se convenceu dos benefícios do consumo de maçãs e se estas ficarem esquecidas na geladeira, vamos aproveitá-las para fazer um doce delicioso e nutritivo.

Doce cremoso de maçã

Ingredientes: 
4 ou 5 maçãs vermelhas, fuji ou gala
Suco de 1 limão
Água suficiente
1 lata de leite condensado
A mesma medida de leite
4 ovos
12 colheres de sopa de açúcar.
Modo de preparar

Descascar, retirar as sementes e cortar as maçãs em fatias finas.
Enquanto descascar, deixar as fatias na água com suco de limão para não escurecerem.
Bater no liquidificador o leite condensado com o leite e 3 gemas.
Arrumar numa vasilha refratária as fatias de maçãs escorridas no fundo. Cobrir com a mistura de leites e gemas.
Levar ao forno em banho-maria para assar o “pudim” por cerca de 50 minutos a 2000ºC
Enquanto isso, bater as claras em neve firme. Quando já estiverem firmes, adicionar uma a uma as colheres de açúcar, sem parar de bater.
Quando o pudim estiver cozido, retirar o doce do forno e cobrir com as claras em neve. Retornar ao forno para dourar as claras.
Servir frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, estamos aguardando a sua participação. Obrigada!