ABPM NA INTERNET:

Conecte-se à ABPM:

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Nhum! O Cardápio desta semana tem Pão de Batata Doce e Chips de Maçã

21 de outubro de 2015.

NA CATEGORIA: POR LÍVIA TISSOT

Bem mais do que porções queremos apresentar a você possíveis combinações dos alimentos que compõem as principais refeições do seu dia alimentar. Assim quando a noite chegar em casa ou estiver no trabalho a tarde, se sobrar preguiça ou faltar tempo desejamos que você consiga fazer boas escolhas.


Programação e dedicação são dois pré-requisitos básicos em qualquer área da sua vida, por isso não deixe de utilizá-los no quesito saúde também e atente-se a sua alimentação!!!

O que estaremos disponibilizando a seguir NÃO substitui uma consulta ao seu médico e acompanhamento com nutricionista, visto que as quantidades expostas estarão adequadas apenas a alguns indivíduos (70 kg | sexo feminino | 1,70 m | nível de atividade intermediário |exames atualizados).


<
>
Todas receitas estão no texto abaixo.
PÃO DE BATATA DOCE
INGREDIENTES
1 ½ xícara (chá) polvilho azedo
1 unidade pequena (90 g) batata doce cozida
2 col. (sopa) queijo cottage
1 col. (sopa) azeite
1 col. (chá) sal
1 ovo de galinha médio
1 colher de sobremesa de fermento em pó
Temperos naturais: alecrim, orégano
MODO DE PREPARO
Amasse a batata doce cozida e reserve. Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Acrescente o queijo, o ovo, sal, temperos e azeite e, misture todos esses ingredientes. Depois acrescente o polvilho e o fermento. Misture tudo manualmente até ficar uma massa homogênea e, amasse até ela soltar das mãos.
Separe a massa em 8 porções iguais, coloque em uma forma untada com azeite e polvilhada. Leve ao forno por cerca de 30 minutos.
Rende 8 pães.
BOLO NUTRITIVO
INGREDIENTES
Massa
1 xicara (chá) laranja (suco)
4 xicaras (chá) beterraba picada
3 unidades de ovo de galinha
2 xicaras (chá) açúcar
¾ xicara (chá) óleo
3 xicaras (chá) farinha de trigo
1 colher (sopa) fermento em pó
Calda
1 xicara (chá) laranja (suco)
½ xícara (chá) açúcar
1 colher (chá) amido de milho
MODO DE PREPARO
Junte o suco de laranja e as beterrabas no liquidificador e, reserve. Prepare as claras em neve. À parte bata as gemas, o açúcar e o óleo. Acrescente a esta mistura aos poucos o suco batido com a beterraba. Adicione a farinha e, por ultimo, coloque as claras em neve e o fermento. Asse em forno médio.
Para a cobertura, escolha opções mais saudáveis e menos calóricas. Dissolva o amido de milho em 1/4 xicara (chá) de suco de laranja. Em uma panela, coloque o suco de laranja restante, o açúcar e o amido de milho que foi dissolvido. Ferva essa mistura por, aproximadamente, 4 minutos, até obter consistência de calda.
Rende 28 porções
ARROZ COM LENTILHA (MUJADARRAH)
INGREDIENTES
2 colheres (sopa) de azeite
2 cebolas grande fatiadas
3 xícaras de lentilhas
2 xícaras de arroz integral
1 colher de chá de canela em pó
½ xicara de chá de nozes picadas
400 g de carne moída refogada
Sal e pimenta a gosto
MODO DE PREPARO
Numa frigideira grande, em fogo médio, acrescente o azeite e, doure as fatias de cebola com a canela em pó por 10 minutos. Reserve.
Coloque as lentilhas numa panela com água, deixando as lentilhas encobertas. Adicione sal a gosto. Leve ao fogo alto e assim que ferver, diminua o fogo e cozinhe por 15 minutos. Depois desse tempo, junte o arroz e cubra com água, tempere com sal e pimenta. Cozinhe por mais 25-30 minutos, até as lentilhas e o arroz ficarem macios.
Misture metade da cebola dourada anteriormente com o arroz, a lentilha, a carne moída e as nozes. Transfira para uma travessa e sirva o restante das cebolas à parte.
QUIBE VEGETARIANO
INGREDIENTES
1 xícara (chá) trigo para quibe
2 berinjelas grandes
1 cebola pequena picada
1 dente de alho ralado ou bem picado
1 pitada de pimenta síria
1 pitada de canela
1 colher (chá) óleo
Azeite e Sal à gosto
Cebolinha e Hortelã picados à gosto
MODO DE PREPARO
Hidrate o trigo em água por 1 hora. Retire qualquer excesso de água, deixando-o bem solto. Lave as berinjelas e corte-as ao meio no sentido do comprimento.
Enquanto o trigo estiver hidratando, faça cortes superficiais quadriculados nas polpas das berinjelas e tempere com sal e pimenta. Leve para assar até que a polpa esteja macia, cerca de 40 minutos em 180º. Retire-as do forno e, raspe apenas a polpa com uma colher e transfira para uma tigela. Junte o trigo hidratado e tempere com os demais ingredientes.
Disponha o quibe de berinjela numa travessa, regue com um fio de azeite e, leve para assar por 30 minutos em 180º ou até que a superfície esteja dourada.
SUCO ANTI-AGING
INGREDIENTES
500ml de água de coco natural
1 fatia grande de melancia
1 lasca média de gengibre
MODO DE PREPARO
Para preparar este suco refrescante, basta misturar os ingredientes em um liquidificador e, se deliciar com esta bebida.
*CHIPS DE MAÇÃS
INGREDIENTES
3 maçãs com as cascas
MODO DE PREPARO
Pré-aqueça o forno em 110º por uns 15 minutos.
Lave e seque as maçãs com a casca e fatie-as em lâminas bem fininhas, desprezando os cabinhos e as sementes. Ajeite as lâminas de maçã numa assadeira não permitindo que as fatias fiquem umas sobre as outras.
Leve ao forno por 1 hora em 110º C. Depois desligue o forno, vire todas as fatias de maçã e deixe esfriarem lá dentro com a porta parcialmente aberta.
Quando estiverem completamente frias, armazene em potes com tampa ou de fechamento hermético.
Estes chips de maçã tem validade de até 3 dias. Rende 3 porções.
Escrito por Dra. Lívia Tissot

Dra. Lívia TissotGraduada em Nutrição pela UNIFESP. Nutricionista na Clínica Caus & Castilho, no Centro Integrado de Medicina Especializada – CIME e na S.M.A.R.T. TeamColunista Kilorias BAND/UOL. CRN 3: 31080.
Instagram: @livia_tissot_nutri | E-mail: nutri.liviatissot@gmail.com
Instagram: @livia_tissot_nutri

*Destaque nosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, estamos aguardando a sua participação. Obrigada!