ABPM NA INTERNET:

Conecte-se à ABPM:

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Culinarista ensina a preparar bolo de maçã com calda quente

Paraná é o terceiro estado que mais produz maçãs no Brasil, diz Seab. Receita para a sobremesa fica pronta em menos de uma hora.


Os três estados da região sul do Brasil dominam a produção de maçã no país. Segundo a Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (SEAB), em 2014, Santa Catarina foi o responsável pela metade de tudo o que foi colhido no país. Rio Grande do Sul e Paraná respondem pelo restante da produção do Brasil. A maçã ainda é a sexta fruta mais cultivada e a sétima que mais gera renda para os agricultores paranaenses.

Para aproveitar a grande disponibilidade da fruta em feiras, frutarias e supermercados, e ainda economizar na sobremesa, a culinarista de Paranavaí, no noroeste do Paraná, Meire Del Grossi ensina a preparar um bolo de maçã com calda quente.

Ingredientes

Massa

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar refinado
1 colher (sobremesa) de canela em pó
3 ovos
½ xícara (chá) de margarina derretida
2 maçãs grandes picadas
1 colher (sopa) de fermento químico
Suco de meio limão

Modo de fazer da massa

Pique as maçãs em pedaços pequenos, misture com o suco de limão e reserve. Em outra bacia, misture a farinha, açúcar e o fermento, acrescente os ovos e a margarina, e mexa até virar uma massa pesada e homogênea. Adicione as maçãs picadas com o suco de limão. Acrescenta a canela à massa. Despeje a massa em uma assadeira untada e enfarinhada e leve ao forno por 30 minutos.

Ingredientes da calda

1 xícara (chá) de açúcar cristal
100 ml de creme de leite
50 ml de leite

Modo de fazer da calda

Derreta o açúcar em uma panela fina, mas cuidado para não cristalizar. A culinarista diz que não é bom colocar uma colher fria dentro da calda. Após o açúcar derreter, adicione o creme de leite e o leite. Desenforme o bolo, e espalhe a calda ainda quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, estamos aguardando a sua participação. Obrigada!