ABPM NA INTERNET:

Conecte-se à ABPM:

terça-feira, 9 de junho de 2015

Saúde: Os 5 principais benefícios da maçã


Já diz o ditado inglês 'an apple a day, keeps the doctor away', ou seja, 'uma maçã por dia mantém o médico à distância'. Com base num artigo do jornal Health Benefits, o Boas Notícias apresenta-lhe aqui os 5 principais benefícios de incluir esta fruta prática, saborosa e econômica na dieta diária.


1. É nutritiva

A maçã é conhecida pelas suas propriedades nutritivas: é rica em fibra, pouco calórica e têm vitamina C, o que faz com que seja boa fonte de estimulação imunológica. Quatro gramas de maçã têm em média 95 calorias, o que faz com que seja boa opção de 'snack' a qualquer hora do dia, pois além de pouco calórica, é doce.

2. Ajuda a perder peso

Mesmo com poucas calorias, a maçã tem a capacidade de satisfazer os mais esfomeados, promovendo a perda de peso. Um estudo da Universidade Estatal da Flórida (EUA) analisou mulheres que consumiram maçãs secas durante um ano e o resultado revelou não só perda de peso, como também uma diminuição no colesterol e nos marcadores das doenças de coração.

Os investigadores desta universidade acreditam mesmo que se a investigação tivesse sido feita com maçãs frescas, os resultados teriam sido ainda mais impressionantes.

3. Um coração saudável

No ano passado, o estudo "The Iowa Women's Health Study" - que acompanhou mulheres durante cerca de 20 anos - concluiu que o consumo de maçãs está associado a um risco menor de morte por doenças cardíacas.

Os especialitas atribuem estes benefícios aos compostos antioxidantes que se encontram nesta fruta, uma vez que estes ajudam a prevenir o colesterol LDL (tipo de colesterol que se considera prejudicial), assim como à fibra que existe nas maçãs, que apresenta os mesmos benefícios.

4. Melhora metabolismo

Um estudo divulgado por Joyce Hendley na Revista EatingWell, relata como investigadores fizeram um levantamento dos hábitos alimentares de um grupo de pessoas, chegando-se à conclusão de que aqueles que comiam maçãs apresentavam menos 27% de probabilidades de ter problemas metabólicos.

Para além disso, o estudo também revelou que aqueles que comiam maçã tinham os níveis de proteína C-reativa mais baixos, um marcador do sangue que sugere um aumento do risco de doenças cardíacas e diabetes.

5. Dá energia

Comer uma maçã antes de ir trabalhar ou fazer exercício físico aumenta a resistência física. As maçãs têm propriedades intrínsecas, como é o caso da quercetina, um antioxidante que ajuda na resistência, fazendo com que haja mais oxigénio disponível nos pulmões. Um estudo revelou que a quercetina tomada em forma de suplemento, ajuda as pessoas a aguentarem mais durante mais tempo a prática de exercício físico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, estamos aguardando a sua participação. Obrigada!