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segunda-feira, 1 de junho de 2015

Dicas para que as crianças comam mais frutas e hortaliças

Devemos estar conscientes de como é importante para a nossa saúde comer todo dia, pelo menos cinco porções de frutas e vegetais, especialmente para os menores, e como pode ser fácil diverti-los.

É importante que as escolas continuam a fazer um esforço para melhorar os hábitos alimentares das crianças, oferecendo menus mais equilibrados nas cantinas, onde a cada dia é fornecida uma porção de fruta e produtos hortícolas, informando sobre a importância para a saúde. Em casa, também é importante que a práticas saudáveis sejam seguidas e que as crianças tenham ao seu alcance frutas e legumes, e que o consumo seja comum para todos os membros da família. Portanto, vamos mostrar o Decálogo com alguns truques que irão deixar este processo mais fácil.


1. Acompanhe em seu café da manhã alguns pedaços de frutas frescas, secas ou um copo de suco.

2. Para o recreio escolar, coloque uma fruta na lancheira.

3. Faça dos legumes o prato principal, de entrada ou um prato no almoço e jantar. Frescos, em creme, purê, grelhados, empanados, cozidos, etc. Saladas são fáceis de fazer e são bem aceitas, melhor ainda se forem variadas.

4. Para os menores, um purê de legumes pode ser uma opção, mas é importante acostumá-los gradualmente a todas as texturas.

5. Você pode adicionar iogurte de frutas e leite para fazer smoothies.

6. Frutas e vegetais são a melhor escolha para evitar outros alimentos não saudáveis que são muitas vezes consumidos entre as refeições como fritas, salgadinhos e doces.

7. Deixe-os participar na compra de frutas e legumes, e em sua preparação, escolhendo o que cozinhar e como.

8. Deixe que eles decorem seus pratos, assim, irão se divertir e querer comer sua "obra de arte".

9. Depois de suas atividades esportivas extracurriculares, as frutas são as melhores opções para "recarregar as baterias".

10. Ter frutas e legumes disponíveis para as crianças. Na geladeira prontas para o consumo ou na fruteira, e, especialmente, lembre-se que "se você comer, eles também acabam comendo."

Estamos conscientes de que, em muitos casos, não é fácil para os pequenos, comer frutas e legumes, assim, a Associação "5 por dia" temos algumas dicas para que o hábito da alimentação saudável não se transforme em uma luta para eles:

Oferecer às crianças a fruta preparada de forma diferente: salada, fatias cortadas, descascadas, sucos, etc.

Apresentar as frutas e legumes atraentes de cores brilhantes, pois recebem mais atenção e por isso são alimentos mais apetitosos.

Promover a variedade de frutas e legumes, deixá-los experimentar novos sabores e texturas.

Preparar os vegetais em várias formas. Purê de batatas, refogados, saladas, cremes, grelhados, assados, empanados ... Todas as opções são validas.

Temos certeza de que, seguindo estas dicas, seus filhos vão aumentar o consumo de frutas e vegetais e, portanto, a saúde da família toda será beneficiada.
(Tradução Original do Google)

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