ABPM NA INTERNET:

Conecte-se à ABPM:

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Sedentarismo e má alimentação são vilões do cansaço

A reportagem foi exibida no Globo Repórter do dia 17 de abril, e apresentou a maçã como uma aliada no combate ao cansaço.



Segundo a nutricionista Eliane A. C. Silva, "A maçã é um ótimo alimento para combater o cansaço! Ela contém principalmente frutose, e você pode usar antes de uma caminhada, por exemplo, pra você ter animo, disposição e energia para fazer a sua atividade física".

Frutas mais populares são as maiores aliadas contra a fadiga

A supervisora de vendas Ângela Silva é um bom exemplo dessa contradição. A alimentação desregrada dela custou 28 quilos a mais.

“O cansaço, assim como o estresse, eles afetam o paladar da pessoa. Então, parece que ela busca alimentos com mais sabor, também como uma forma de gratificação, uma forma de ter esse sabor. Então: mais molhos, mais pimenta, mais chocolate”, diz a PhD em psicologia Ana Maria Rossi.

Ângela trabalha a maior parte do tempo sentada, mas estava mais exausta que os carregadores. “Sentia muito cansaço, já chegava irritada, brava, nervosa, irritada com as meninas, já brigava com elas, brigava com os freteiros, com o patrão, com todo mundo. Aquela pessoa não era eu”, reconhece Ângela.

Quem antes distribuía broncas, agora compartilha saúde. Orientada pelas pesquisadoras da Unicamp, Ângela passou a frequentar o ambulatório da Ceasa e passou por uma reeducação alimentar, com pelo menos as três refeições principais do dia. Sheiks naturais com frutas e cereais como a linhaça dourada agora fazem parte do cardápio. E no próprio local de trabalho, Ângela descobriu que as frutas mais populares são as maiores aliadas contra a fadiga.

Um mix de frutas com açaí bombardeia os efeitos do cansaço. Outro combustível indispensável são os carboidratos. A receita anti- cansaço deve ter ainda alimentos com arginina - um desintoxicante encontrado no frango, peixes e derivados do leite.

Com os alimentos energéticos Ângela perdeu peso e ganhou ânimo.

Globo Repórter: A alimentação fez uma transformação na sua vida?
Ângela: Sim. Completamente. Hoje eu tenho disposição para fazer uma caminhada, fazer um exercício, passear. Mais pique e menos cansaço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, estamos aguardando a sua participação. Obrigada!