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sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Aproveitando as frutas por inteiro

O Ministério da Saúde chama a atenção para o mau hábito de desperdiçar as cascas de frutas e verduras. De acordo com a nutricionista do Hospital Federal Cardoso Fontes, vinculado ao Ministério da Saúde, Maria Valéria Fontoura, as cascas desses alimentos podem trazer vários benefícios para a saúde. "Nós temos várias vitaminas e minerais nas frutas, verduras e legumes e principalmente nas cascas. Hoje em dia, precisamos aumentar nossa quantidade de fibras, até para melhorar níveis de colesterol. Várias doenças são preveníveis com quantidade de fibra na alimentação. Então nós devemos aproveitar o vegetal, a fruta por inteiro", relata.

A auxiliar de cozinha Zélia Alves sabe bem como aproveitar as cascas dos alimentos. "Faço bolo da banana aproveitando a casca. Todos comem e gostam. Sempre soube que para evitarmos uso de remédio a gente usa uma boa alimentação. Na minha casa eu uso fruta, salada, eu faço muito suco com a couve. Muita gente não aproveita, porque não conhece. Você sabe o que você está colocando, não tem conservante. O aproveitamento é outro", afirma.

A nutricionista dá mais dicas de como utilizar os vegetais sem desperdiçar os nutrientes. "Podemos utilizar a fruta ou o legume inteiro, com a casca, bem lavada. Hoje em dia há receitas também que utilizam já essas partes, que muitas vezes algumas pessoas consideram inaproveitáveis, como casca, talo, algumas sementes. Inclusive, a semente do melão e da melancia é rica em cálcio."

Ainda de acordo com a profissional, a Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de 400 gramas de frutas, verduras e legumes por dia. Mas, segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares realizada entre 2008 e 2009, o consumo diário desses alimentos no Brasil é, em média, de 69 gramas entre os homens e 92 gramas entre as mulheres.

Fonte: AGROLINK

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