ABPM NA INTERNET:

Conecte-se à ABPM:

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Alerta sobre entrada de novas pragas no Brasil ganha destaque internacional

Junto com o maior evento mundial do futebol, a Copa do Mundo trouxe, além das 31 delegações, quase um milhão de turistas ao Brasil e uma ampla discussão no setor do agronegócio: a importância da defesa fitossanitária nas fronteiras do País. Um estudo encomendado pela Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef) apontou que um total de 350 pragas ainda inexistentes no País poderiam invadir o território, caso não fossem tomadas as devidas precauções.


Com o intenso fluxo de pessoas oriundas dos quatro cantos do mundo, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) apresentou um reforço na fiscalização, tanto na importação de produtos de origem animal e vegetal, quanto na saída e entrada de turistas.

E o alerta não chamou atenção apenas das autoridades brasileiras. O tema foi destaque na imprensa nacional e internacional. No Brasil, o assunto foi publicado por veículos de todos os estados brasileiros, alcançando mais de 150 jornais, revistas e sites de notícias das cinco regiões, incluindo a grande imprensa como os jornais Folha de S.Paulo e O Globo, e a revista Exame.

No exterior, a preocupação com o fluxo de pragas também despertou grande interesse da mídia e foi publicada em diversos idiomas, como inglês, francês, espanhol e chinês. Ao todo, foram mais de 105 publicações em veículos internacionais, sendo alguns dos mais consagrados em todo o mundo, como a Agence France-Presse, Reuters e da agência espanhola EFE.

'Esse resultado é muito importante para o agronegócio como um todo, pois a preocupação com a proteção das fronteiras à entrada de novas pragas não é uma exclusividade brasileira. Hoje, o fluxo de pessoas por todos os países é muito intenso e a desinformação é a principal causa do transporte involuntário de pragas, doenças e ervas daninhas que causam grandes prejuízos à produção de alimentos no mundo', destaca Luis Carlos Ribeiro, gerente de Regulamentação Estadual da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef).

Fontehttp://www.agrolink.com.br/noticias/ClippingDetalhe.aspx?CodNoticia=199772
Ass. Nacional de Defesa Vegetal - ANDEF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, estamos aguardando a sua participação. Obrigada!