ABPM NA INTERNET:

Conecte-se à ABPM:

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Produtores de Maçã Comemoram Publicação da IN 10 que Declara Brasil Livre da Praga Cydia pomonella


Pierre Nicolas Pérès - Presidente ABPM,
com Neri Geller - Ministro da Agricultura,
 Pecuária e Abastecimento. 
Neri Geller, Excelentíssimo Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento assinou e o DOU publicou através da IN 10 (abaixo), de 07/04/2014,  reconhecimento "Brasil livre da Cydia pomonella"

Estamos livres desta praga!  Comemoramos e agradecemos esta vitória!

- Durante anos a ABPM e seus Associados trabalharam muito para impedir que esta praga, que entrou no país com frutas importadas da Argentina, fosse eliminada completamente e deixasse de ser um grande risco fitossanitário para a produção e comercialização da Maçã Brasileira. (Pierre Nicolas Pérès - Presidente ABPM)

                                         

“Porém o maior reconhecimento pertence aos associados da ABPM que acreditaram no êxito desta 
ação desde o começo e colocaram a entidade a serviço da causa antes mesmo que fosse criado um programa oficial. Desde 1995 os associados da ABPM contribuem financeiramente com a erradicação da Cydia pomonella. Foram investidos em valores nominais, por meio de desembolsos diretos da ABPM provenientes das contribuições financeiras de seus associados mais de R$ 1,1 milhão de reais, fora o que não foi registrado em valor, como cessão de mão-de-obra, veículos, e outros realizada diretamente através dos associados. Mesmo neste último ciclo trabalhado, ou seja, o Ciclo 2013/2014, a ABPM custeou o monitoramento urbano em Vacaria, Bom Jesus e Caxias do Sul de meados de dezembro a meados de março. Sem o apoio de cada associado da ABPM, mais esta conquista da Pomicultura brasileira não seria possível. Muito obrigado e parabéns a todos!!!” (Moisés Lopes de Albuquerque, Diretor Executivo ABPM, Mensagem ABPM 098/2014, 23/03/2014).

Neri Geller, Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em discurso durante reunião realizada dia 05/05/2014, em Vacaria,  antes da Solenidade de assinatura do Ato Declaratório Brasil Livre de Cydia pomonella.

(esquerda-direita) Valdir Colato - Deputado Federal,
Moisés Lopes de Albuquerque - Diretor Executivo ABPM,
Pierre Nicolas Pérès - Presidente ABPM,  Neri Geller - Ministro
da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Mais uma vez enfatizamos e agradecemos:

Dr. Luiz Borges Júnior -  ex-Presidente e sócio benemérito da ABPM, que teve a exata noção da importância do tema e convenceu as principais lideranças do Segmento da Maçã  para tratar a questão como prioridade absoluta.

Raul Randon - Presidente do Grupo Randon, Neri Geller, Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luiz Carlos Heinze - Deputado Federal.
Dr. Adalécio Kovaleski - Embrapa, por ter detectado a presença da praga e alertar o setor da importância de contê-la.

Adalécio Kovaleski, Embrapa, em discurso durante reunião prévia a assinatura do Ato Declaratório Brasil Livre de Cydia pomonella, Vacaria 05/05/2014.
Superintendência Federal de Agricultura do Estado de Santa Catarina.

Superintendência Federal de Agricultura do Estado do Paraná.

Secretárias de Agricultura dos Estados do Rio Grande do Sul, do Paraná e de Santa Catarina, bem como a CIDASC.

Ministério Público na pessoa do Dr. Luís Augusto Costa.

Prefeituras Municipais de Vacaria, Bom Jesus e Caxias do Sul no Estado do Rio Grande do Sul, bem como a de Lages em Santa Catarina.

Autoridades e produtores presentes nos eventos ABPM 05/05/2014, em Vacaria.
A população destas cidades que permitiram a realização das ações necessárias à erradicação da Cydia pomonella nas zonas urbanas, especialmente no que tange a permissão do corte e substituição de árvores hospedeiras da Cydia pomonella, bem como a instalação de armadilhas para o monitoramento da praga.

Queremos por fim agradecer ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que foi o grande líder do programa de erradicação da Cydia pomonella no Brasil, e ao Excelentíssimo Ministro Neri Geller, que gentilmente deslocou-se até a região produtora de maçãs para assinar tão importante ato.

Vacaria, 05/05/2014, Solenidade de Assinatura Ato Declaratório Brasil LIvre de Cydia.: mesa de autoridades e discurso Pierre Nicolas Pérès
Valdir Colatto - Deputado Federal, durante discurso. - Ele que é um grande apoiador da pomicultura brasileira, sempre presente e articulador de nossas batalhas e conquistas. 
Vacaria, 05/05/2014 - Solenidade Assinatura Ato Declaratório Brasil Livre de Cydia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, estamos aguardando a sua participação. Obrigada!