ABPM NA INTERNET:

Conecte-se à ABPM:

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Deputado Afonso Hamm destaca erradicação da praga da maçã durante pronunciamento na Câmara

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) usou a tribuna da Câmara dos Deputados para destacar o evento ocorrido nesta semana em Vacaria, quando o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller participou da assinatura que declarou a erradicação da praga Cydia Pomonella, conhecida como lagarta da maçã.

O parlamentar lembrou o trabalho que vem apoiando, ainda como presidente da Frente Parlamentar da Fruticultura Brasileira junto com Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM), quando foi obtido o sucesso do Programa de Erradicação da Cydia Pomonella, garantindo assim, a qualidade da produção da maçã.

O setor da maçã movimenta a economia nacional e representa fonte de renda para mais de 150 mil pessoas. A notícia é importante, principalmente, para Santa Catarina e Rio Grande do Sul, responsáveis por 95% da produção nacional da fruta. Afonso Hamm salienta que a erradicação representará a abertura de novos mercados, o aumento do mercado interno, além da redução de custos, aumento da qualidade da fruta e a grande vantagem de abrir novos mercados.

Atuação

O parlamentar aproveitou o pronunciamento para destacar dois projetos de lei de sua autoria referentes à fruticultura. O PL 6330/2013 amplia o leque de alternativas para o produtor rural, permitindo recomposição da vegetação nas Áreas de Preservação Permanente (APP), prevista no novo Código Florestal, com o plantio de espécies frutícolas nativas ou exóticas. Outra proposta é o PL 7524/2010, que inclui as frutas e sucos regionais da época no cardápio da merenda escolar dos estudantes cadastrados na rede pública de ensino, fornecidas pelo programa de alimentação escolar nas escolas.

Hamm também é autor de uma emenda parlamentar, indicada no orçamento Geral da União de 2014, par instalação do Centro de Controle Biológico da Mosca das Frutas (Anastrepha Fraterculus) – MOSCASUL, em Vacaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, estamos aguardando a sua participação. Obrigada!