ABPM NA INTERNET:

Conecte-se à ABPM:

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Faça você mesma: Pratos divertidos para criança

No Blog Mammy em Dobro, Flávia Ribeiro publicou uma texto com dicas para incentivar as crianças a comerem mais frutas e legumes. Confira na íntegra:

Hoje a minha dica é pra você que tem dificuldade, assim como eu, do se filho/a comer legumes e frutas. Aqui em casa o Lucas comia de tudo, mas conforme foi crescendo ficou seletivo e não quer mais saber cenoura, beterraba e tudo mais.
Então, procurando uma solução para o problema descobri a Nívea, mãe da Catarina, que também passava por essa situação. Muito prendada resolveu transformar pratos saudáveis em verdadeiras obras de arte.
Conversei com ela e o resultado está aqui. Ela ensinou inclusive a fazer um super prato e garante que não precisa de muito esforço.
- Como começou a fazer os pratos divertidos para sua filha?
Minha filha, quando bebê, comia muito bem. A introdução dos sólidos foi tranquila, e ela adorava legumes, verduras e frutas. Entretanto, ao se aproximar dos dois anos, começou a ficar bastante seletiva e passou a não aceitar mais vários alimentos. Entre todas as frutas, por exemplo, ela só comia maçã. E eu achei que deveria tomar uma atitude, para que ela voltasse a comer bem. 

Em uma dessas tentativas, fiz um prato divertido no começo desse ano, e Catarina se encantou. Acabou provando alimentos que de outra forma não provaria, e eu acabei me empolgando com as criações. Para mim é terapêutico, pois eu relaxo enquanto faço os pratos. E ver seu sorriso quando vê o prato pronto é uma delícia (melhor ainda é ver que ela comeu bem dessa forma!).

- Depois ela começou a comer legumes e verduras?
Sim, ela melhorou muito sua alimentação. Para experimentar algo novo, os pratos continuam sendo uma tática interessante. E quando ela se acostuma com o gosto do alimento, acaba comendo até quando é servido de forma comum.

-De onde vem tanta inspiração?
Dos personagens que minha filha gosta, dos livros infantis que temos em casa, e, eventualmente, de pedidos especiais de Catarina. Como foi o caso do urso astronauta, que ela tem em pelúcia, e gostaria de ver reproduzido no prato. Eu não planejo muita coisa. Os pratos acabam saindo com o que tenho disponível em casa, na geladeira. Procuro unir alimentos de cores diferentes, para que o visual fique bonito e também pensando que eles têm nutrientes distintos e complementares. 

-Pode dar uma dica de como fazer um prato para iniciantes...
Eu acho que toda mãe é capaz de fazer um prato divertido. Acho que criatividade é mais importante do que habilidade, que vai sendo desenvolvida com o passar do tempo. O prato que fiz com balões de carambola no Instagram é um exemplo: apenas com carambolas e maçãs, em menos de cinco minutos, ele fica pronto.

E para preparar um igual, do que você precisa?


- 3 carambolas
- 1 maçã
- Creme de chocolate (do tipo nutella), que pode ser substituído por qualquer outro produto cremoso (para ser colocado dentro de um saquinho plástico com a pontinha cortada, funcionando como um bico de confeiteiro – um iogurte, por exemplo)
- Pipoca

Executando: lave as carambolas e a maçã. Coloque as carambolas no prato e faça o cesto dos balões com pedacinhos de maçã cortados. Aproveite a maçã restante em uma tigelinha. Faça as cordas dos balões com o creme e coloque pipocas para fazer as nuvens! Aí é só dar para o filhote! Nham-nham!

Olhem só o resultado... a Catarina comendo mesmo!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, estamos aguardando a sua participação. Obrigada!