ABPM NA INTERNET:

Conecte-se à ABPM:

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Veja receita de bolo de frutas light que não contém glúten nem lactose


Para comemorar 10 anos de programa, o Vida e Saúde faz uma receita de um bolo que não contém glúten nem lactose e que dispensa o uso de gorduras, açúcar e fermento para ser feito.

Os ingredientes podem ser encontrados em qualquer estabelecimento comercial. Primeiro, é necessário conhecer o processo de cada parte do bolo.

Ingredientes
Pão de ló:
. 5 ovos pequenos
. 1 copo (200ml) de farinha de arroz
. 2/3 de copo (200ml) de pasta de maçã bem consistente
. 3 colheres de chá de raspa da casca de limão

Pasta de maçã:
cremosa para recheio e firme para pão de ló
. 3 kg de maçã

Cobertura:
. 500 g de ameixa com caroço
. 250 g de coco ralado fresco

Modo de preparo
1. Pasta de maçã
Descasque as maçãs e coloque-as em um recipiente com água com uma pitada de sal.
Corte em quatro partes e tire as sementes. Depois corte em pedaços menores, coloque em uma panela bem tampada, leve ao fogo baixo e quando soltar a água aumente para fogo médio. Depois de cozidas liquidifique e leve a mistura ao fogo para apurar, mexendo para não queimar. Quando a maçã atingir uma consistência cremosa, tire metade e reserve para rechear o bolo. Depois, coloque a outra metade no fogo para reduzir ainda mais, até atingir consistência de pasta firme (parte B).

2. Pão de Ló
Quebre os ovos, separando as claras das gemas. Bata as claras em neve (bem firme), acrescente as gemas e continue batendo, adicione aos poucos a pasta de maçã de consistência bem firme e bata mais um pouco para misturar bem. Adicione a farinha mexendo com cuidado, depois acrescente a raspa de limão. Despeje numa forma forrada com papel manteiga e leve ao forno para assar em fogo brando (180º), aumente o fogo após 10 minutos (210º a 230º). Depois de 35 à 40 minutos espete o bolo com um palito, se não grudar é por que está pronto. Caso contrário espere mais um pouquinho. Não é necessário pré-aquecer o forno.

2. Pasta de ameixa
Cozinhe as ameixas até ficarem bem macias, retire os caroços, liquidifique e volte para o fogo para apurar, mexendo para não grudar. Só retire do fogo quando estiver bem firme.

3. Coco
Utilize coco fresco. Seque com cuidado em uma panela grossa para não queimar.

Montagem
Quando o bolo estiver frio, passe uma faca na lateral para soltar ele e desenforme. Retire cuidadosamente o papel manteiga. Com uma faca grande de serra, divida cada bolo ao meio. Recheie com a pasta de maçã cremosa. Finalmente cubra com a pasta de ameixa e decore com coco fresco, morangos orgânicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, estamos aguardando a sua participação. Obrigada!