ABPM NA INTERNET:

Conecte-se à ABPM:

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Thanksgiving e Cassarola de Batata Doce e Maçã

A comemoração do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving) aqui nos Estados Unidos tem suas raízes na história da colonização americana. Foi comemorado pela primeira vez em 1621, onde os peregrinos e os nativos norte-americanos celebraram a colheita de outono, num espírito de cooperação e aceitação.

Ocorre sempre na quarta quinta-feira do mês de novembro. É uma data onde família e amigos se reunem para celebrar a vida e as coisas boas que receberam durante o ano que passou. Muitos viajam milhas e milhas para estarem reunidos neste dia.

O prato principal do jantar é o peru que é servido com acompanhamentos de vegetais e frutas da estação. É um verdadeiro banquete, que a cada ano pode ser reinventado sem nunca se cair na monotonia.

Os brasileiros que moram aqui, também gostam de comemorar esta data. Eu adoro, porque as pessoas se reunem para confraternizar sem ter aquela apelação do Natal, onde tudo parece quase desprovido de sentido e onde só se pensa em presentes materiais.

Mais informações sobre o Thanksgiving aqui.
Bem, vamos a cassarola! Um dos meus pratos favoritos para o dia de hoje é este prato, que além de delicioso, impregna o ar com seu cheiro maravilhoso. Como aqui a batata doce é cor-de-laranja o visual dela também fica muito bonito. Encontrei nuns cartõezinhos de receitas que são distribuídos gratuitamente no Walmart na parte onde vendem as frutas e os legumes.

Ingredientes:

1 batata doce graúda descascada e fatiada (usei 3 médias cortadas em cubos)
2 maçãs descascadas, sem sementes e fatiadas (descasquei e cortei em cubos)
250 g de presunto picadinho, opcional (não usei)
1/4 xícara de suco de laranja misturado com uma colher chá de maisena
1/4 xícara de açúcar mascavo bem apertado na xícara
1/4 colher chá de canela em pó
1/4 colher chá de sal
1 colher sopa de manteiga

Cobertura de Aveia:

1/4 xícara de farinha de trigo (usei integral)
1/2 xícara de aveia
2 colheres chá de açúcar mascavo
2 colheres chá manteiga OU margarina
Modo de Preparar:

1) Pré-aquecer o forno a 180ºC (375ºF). Cozinhar a batata doce em água até ficar macia. Escorrer. Num prato refratário, levemente untado, alternar, lado a lado, fileiras de batata doce, maçã e presunto.

2) Numa panela pequena misturar o suco de laranja com a maisena, o açúcar mascavo, a canela, o sal e a manteiga. Levar ao fogo médio e aquecer até a manteiga derreter e o açúcar dissolver. Colocar sobre a mistura de batata doce.

3) Preparar a cobertura de aveia, misturando todos os ingredientes, numa pequena vasilha, até ficarem com aspecto de uma farofa. Espalhar sobre a mistura de batata doce. Assar por 30 minutos ou até que as maçãs estejam macias ao serem espetadas com um garfo e aveia fique dourada e borbulhe.

Rendimento: 4 porções


Nota:Para mim leva 45 minutos para ficar no ponto desejado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, estamos aguardando a sua participação. Obrigada!