ABPM NA INTERNET:

Conecte-se à ABPM:

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Mais de 1,2 mil estudantes no Embrapa & Escola 2013

Giovani Antonio Capra, jornalista
Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) - Embrapa Uva e Vinho - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária  - Bento Gonçalves/RS


De segunda, dia 21, a sexta-feira dia 25/10, a Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves (RS), recebeu mais de 1,2 mil estudantes de quartos e de quintos anos de 20 estabelecimentos de ensino do município, na edição 2013 do Programa Embrapa & Escola – alunos. Seis estações de visitação foram preparadas, com o objetivo de oferecer às crianças uma noção do que se faz na unidade de pesquisa e do mundo da ciência, enfatizando o modo como a pesquisa aplicada à agricultura pode colaborar para a saúde humana. Isso em alinhamento ao tema Ciência, saúde e esporte, o mesmo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada também do dia 21 ao dia 25.

Giovani Capra/Embrapa Uva e Vinho
Assim, no lanche das crianças foi oferecida maçã, como exemplo de ‘alimento funcional’ (aquele cujo consumo produz efeitos benéficos à saúde que vão além da função nutricional básica). Na estação sobre pós-colheita, os alunos avaliaram suco de maçã elaborado pela Embrapa Uva e Vinho; na sobre microbiologia, foram tratados aspectos como o uso de leveduras para se elaborar vinho e se fazer pão; na sobre fitopatologia, foram abordadas as características dos fungos causadores de doenças nas plantas. No Laboratório de Análise Sensorial, os estudantes receberam informações sobre os benefícios à saúde associados ao consumo de suco de uva e as diferenças entre esta e outras bebidas à base de uva (néctar, refrigerante e refresco em pó), bem como degustaram sucos de uva integrais tinto e branco. Na estação sobre entomologia, tiveram contato com a entomofagia, o consumo de insetos, prática a que a própria Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) tem dedicado atenção, como estratégia de combate à fome. Por fim, na estação esporte & saúde, o foco foi a atividade física como aliada imprescindível para manutenção de uma boa condição de saúde.

A professora Mônica Camerini Berto, do quarto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Borges Frota, reporta que seus alunos “gostaram muito, acharam a programação bem interessante”. De acordo com ela, os estudantes destacaram a possibilidade de provar insetos (no caso, tenébrio gigante e grilo-preto criados sob condições tornando-os adequados para o consumo humano), “por ser uma coisa nova, da qual falaram bastante”. Conforme Mônica, a participação no Embrapa & Escola entrou mesmo na ‘pauta familiar’: “Os alunos que foram agora comentaram sobre a visita com seus irmãos mais novos, que já perguntam: ‘Profe, a gente vai o ano que vem?’”.

A professora Anuskha Mendonça Baldassari, também do quarto ano, mas da Escola Estadual de Ensino Fundamental José Farina, acrescenta que a degustação de sucos de uva integrais e a prática de atividades físicas foram ressaltadas pelos estudantes com que visitou a Embrapa Uva e Vinho. “Todos os temas abordados foram bastante interessantes; inclusive, havia assuntos que nem eu conhecia, como o uso de insetos na alimentação”, completa Anuskha.

A coordenadora do Embrapa & Escola na Embrapa Uva e Vinho, analista Anelise Sulzbach, avalia a edição 2013 como bem-sucedida. “O evento obteve muito boa repercussão já durante sua realização”, observa ela. “Acreditamos, a partir dos contatos que mantivemos com as crianças e professores durante as atividades, que nosso propósito foi alcançado: mostrar para os estudantes o quão importante a pesquisa agropecuária é para a sociedade”, diz Anelise.

O Embrapa & Escola é uma ação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, desenvolvida por suas unidades em todo o país. Entre seus objetivos está promover a aproximação entre Embrapa e estabelecimentos de ensino, repassando aos alunos e professores informações sobre o trabalho desenvolvido pela Empresa. O Embrapa & Escola – alunos em Bento Gonçalves neste ano teve o apoio de Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Isabela, Tecnovin, Prefeitura de Bento Gonçalves, Fecomércio-RS e Sesc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, estamos aguardando a sua participação. Obrigada!