ABPM NA INTERNET:

Conecte-se à ABPM:

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Raio-x da maçã: confira os benefícios da fruta que ajuda no ganho da massa magra



O Barra de Cereal já desvendou os segredos de vários alimentos, como banana e limão, e foi um sucesso entre os leitores. A dica de hoje é a maçã. A nutricionista Ana Carolina Bragança faz o raio-x da fruta, que é amiga da dieta.

CARACTERÍSTICAS DA MAÇÃ
A maçã contém 85% de água, 0,5% de proteínas e 14% de carboidratos. É rica em sódio, potássio, magnésio, fósforo e vitaminas A, B1, B2, B6 e vitamina C e tem em média apenas 60 calorias, excelente para quem quer perder peso.

OITO BENEFÍCIOS DA MAÇÃ

1 – Melhora o mau colesterol - Por ser rica em pectina, uma fibra encontrada principalmente em sua casca, que diminui a absorção do colesterol ingerido pela dieta.

2 – Reduz o risco de diabetes - A pectina também ajuda a retardar a absorção de glicose pelo organismo, prevenindo o aparecimento de diabetes.

3 – Previne problemas respiratórios - Os antioxidantes presentes, principalmente a quercetina, melhoram a capacidade respiratória e protegem os pulmões. Tem efeito adstringente, auxiliando a garganta e as cordas vocais.

4 – Rica em fósforo - Ajuda na regulação do humor e na inibição do cansaço mental.

5- Melhora o funcionamento intestinal - Rica em fibras solúveis, além de ajudar a regular o intestino, tem agentes cicatrizantes que auxiliam em casos de azia, gastrite e úlceras, porque atua na mucosa do sistema digestivo.

6 – Auxilia o ganho de massa magra - A casca da maçã, onde se encontra a maior parte das fibras, contém ácido ursólico, que aumenta a perda de calorias e o desenvolvimento de músculos e massa magra. É por isso que esta fruta é recomendada em dietas.

7- Auxilia dietas de emagrecimento - As fibras presentes na maçã dão uma sensação de saciedade por mais tempo. A casca contém fibras insolúveis que não são digeridas, por isso ficam no estômago mais tempo. Além disso, esta fruta reduz a vontade de comer doces.

8 – A maçã é rica em quercetina - Um potente antioxidante, capaz de reduzir a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e diversas doenças, principalmente as doenças degenerativas. Portanto, a fruta pode ajudar a memória e diminuir as chances de desenvolver Alzheimer.

PROVOCA OU NÃO PROVOCA FOME?
A maçã é rica em fibras solúveis e insolúveis, e essas fibras promovem saciedade. É realmente comum ouvir que o seu consumo provoca fome. Alguns estudos dizem que o ácido málico, presente na maçã, pode estimular a secreção de ácido gástrico pelo estômago, fazendo com que a digestão fique mais rápida, provocando a sensação de fome.
Porém, essa sensação varia de pessoa para pessoa, com a qualidade da alimentação durante o dia e o tempo de intervalo entre as refeições. De qualquer forma, quando houver essa queixa, aconselho consumir a maçã juntamente com outros alimentos ricos em fibras, como a aveia, chia, linhaça.

COMO INCORPORAR NA DIETA
Aconselho o consumo da maçã no lanche da manhã, no lanche da tarde e na ceia. No lanche da tarde, costumo recomendar um copo de iogurte, uma maçã picada com casca e semente de chia, linhaça ou granola. No lanche da manhã a versão desidratada e crocante cai bem.

MAÇÃ VERMELHA X MAÇÃ VERDE
Nutricionalmente as diferenças são bem pequenas, variando então no sabor. A maçã vermelha é mais doce e a verde é mais ácida.

SUPERDICA DA NUTRI
Para saciar a vontade de doce repentina, você pode consumir uma maçã de micro-ondas: corte a maçã ao meio, retire o miolo e acrescente canela. Leve ao micro-ondas por 3 minutos. Consumir quente. Fica deliciosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, estamos aguardando a sua participação. Obrigada!