ABPM NA INTERNET:

Conecte-se à ABPM:

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Embrapa & Escola 2013 tem o apoio da ABPM

Giovane Antonio Capra, Jornalista
Núcleo de Comunicação Organizacional(NCO)
Embrapa Uva e Vinho


(crédito imagem: Anelise Sulzbach/
Embrapa Uva e Vinho)
A Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM) está neste ano renovando seu já tradicional apoio ao Programa Embrapa & Escola – alunos. São esperados 1,3 mil estudantes para a 13ª edição do evento na Embrapa Uva e Vinho, a ser realizada na sede da unidade de pesquisa, em Bento Gonçalves (RS), de 21 a 25 de outubro. A ABPM doará as maçãs a serem servidas no lanche das crianças.


Este ano, contudo, a participação reveste-se de um significado a mais, observa a coordenadora do Programa na Embrapa Uva e Vinho, Anelise Sulzbach. Como o tema do Embrapa & Escola 2013 é Ciência, saúde e esporte, a maçã será oferecida aos estudantes como exemplo de ‘alimento funcional’ (aquele cujo consumo produz efeitos benéficos à saúde que vão além da função nutricional básica). No mesmo sentido, em uma das seis ‘estações’ de visitação – sobre pós-colheita –, os alunos não só provarão como terão de avaliar suco de maçã elaborado pela unidade de pesquisa.

O Embrapa & Escola em Bento Gonçalves receberá estudantes de quartos e de quintos anos de 20 escolas locais, das redes estadual, municipal e particular de ensino, detalha Anelise. Análise sensorial (na qual os estudantes degustarão suco de uva), entomologia, microbiologia, fitopatologia, pós-colheita e esporte & saúde são os temas das seis estações de visitação programadas nesta edição.


A coordenadora ressalta um dado como indicativo do bom conceito que o Programa tem junto à comunidade: este ano, as vagas estavam esgotadas apenas uma semana depois de aberto o período de inscrição das escolas. “Isso é uma mostra de um trabalho que é feito também porque podemos contar com parceiros como a ABPM”, diz ela.

O Embrapa & Escola é uma ação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, desenvolvida por suas unidades em todo o país. Entre seus objetivos está promover a aproximação entre Embrapa e estabelecimentos de ensino, repassando aos alunos e professores informações sobre o trabalho desenvolvido pela Empresa. O Embrapa & Escola – alunos em Bento Gonçalves neste ano também tem o apoio de Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Isabela, Tecnovin, Prefeitura de Bento Gonçalves, Fecomércio-RS e Sesc. Mais de mil estudantes participaram de sua edição 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, estamos aguardando a sua participação. Obrigada!