ABPM NA INTERNET:

Conecte-se à ABPM:

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Árvore dá 250 variedades de maçã diferentes, algumas muito raras

fonte:http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=659363


Com os seus ramos rodeados de estacas de madeira, esta árvore pode não parece o paraíso das macieiras. Porém, já se vão 20 anos para tomar conta dela, com muito amor e ternura. Agora, esta maravilha de seis metros de altura surpreende o mundo.

Paul Barnett colocou enxertos de 250 variedades de macieira numa única árvore. E agora as possibilidades de uso dos seus frutos são ilimitadas, desde consumi-las diretamente, passando pela culinária, até à cidra de maçã. As variedades são tão numerosas que o proprietário teve de etiquetar cada um dos ramos.

"Comecei a trabalhar num infantário que tinha hectares de terra e cerca de 90 variedades de macieiras", disse o agricultor, de 40 anos, que vive no Sussex.

"Queria plantar as minhas próprias árvores mas não tinha área para tantas, por isso comecei a minha própria “família”. Acrescento-lhe uma variedade nova a cada ano", explicou.

Entre a extensa colecção está a rara variedade Withington Fillbasket, que data originalmente de 1883, e a Eadys’ Magnum, de 1908.
Mas a "menina dos seus olhos" é a Winter Gem. "É crocante, suculenta e doce", acrescentou.

2 comentários:

  1. ola uma duvida quantso metros a arvore da maça pode atingir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em pomares comerciais hoje se utiliza no máximo 4 metros de altura, porém a macieira pode atingir até uns 6 metros de altura, como alguns pomares antigos que ainda tem na Argentina ou as macieiras que são plantadas nas propriedades isoladamente. José Luiz Petri, Fitopatologista, Epagri-Caçador

      Excluir

Deixe seu comentário, estamos aguardando a sua participação. Obrigada!