ABPM NA INTERNET:

Conecte-se à ABPM:

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Seu filho trocaria uma coxinha por uma maçã?


Oi, gente!

Não sei se vocês viram mas o Senado Federal aprovou em votação um projeto de lei que proíbe cantinas e lanchonetes instaladas em escolas de vender bebidas com baixo teor nutricional, como os refrigerantes, ou alimentos com quantidades elevadas de açúcar, de gordura saturada, de gordura trans ou de sal, como salgadinhos de pacote.

O que muda? Tudo! A partir de agora as cantinas estão proibidas de vender: balas, pirulitos, gomas de mascar (chicletes), biscoitos recheados; refrigerantes e sucos artificiais; salgadinhos industrializados; frituras em geral; pipoca industrializada; bebidas alcoólicas; alimentos industrializados cujo percentual de calorias provenientes de gordura saturada ultrapasse 10% das calorias totais.

Os produtos liberados são: frutas da estação, inteiras, em pedaços, ou na forma de suco; sucos de fruta, bebidas lácteas e outras preparações (com adição de açúcar conforme a preferência do consumidor pela adição ou não do ingrediente); salgados, só assados.

Claro que muita criança vai torcer o nariz pra mudança. Trocar a coxinha pela maçã não é mesmo fácil, a gente entende. Mas como mãe, apóio a medida justamente por isso: as crianças não tem o discernimento necessário para escolher a opção mais saudável. Prova disso é que a obesidade infantil vem crescendo e cerca de 35% das meninas e 32% dos meninos do mundo sofrem com a doença. Em 1970, os dados eram de 10,9% das meninas e 8,6% dos meninos, ou seja, o número de crianças obesas no mundo triplicou. No Brasil os números assustam: cerca de 15% das crianças e 8% dos adolescentes brasileiros sofrem de problemas de obesidade, sendo que oito em cada dez adolescentes continuam obesos na fase adulta.

A iniciativa de se retirar das cantinas das escolas as "porcarias" é boa, mas não resolve o problema. Pais e mães precisam manter os bons hábitos alimentares em casa. Não adianta nada comer fruta na escola e pizza em casa. Evitar a fritura de manhã e se jogar na pipoca de microondas a noite, com a família.

Vamos cuidar da alimentação das nossas crianças, por favor!

Beijos

Pati (Blog de Patrícia Maldonado, Yahoo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, estamos aguardando a sua participação. Obrigada!