ABPM NA INTERNET:

Conecte-se à ABPM:

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Comitê Científico do Projeto Moscasul terá reunião nesta terça-feira em Vacaria

As entidades que integram o Comitê Científico do Projeto Moscasul estarão reunidas na terça-feira, dia primeiro de outubro, às 9h, no Hotel San Bernando, em Vacaria. O encontro terá como objetivo debater as ações e estratégias na busca de alternativas aos métodos de controle da Mosca-das-Frutas (Anastrepha fraterculus), que tem afetado o segmento da maçã e de outras frutas, como o pêssego e citrus. A proposta foi elaborada pela Associação Brasileira dos Produtores da Maçã (ABPM) e Embrapa Uva e Vinho.

O Centro Moscasul estará sediado em Vacaria e fornecerá materiais e tecnologia para as regiões produtoras do Rio Grande do Sul, Santa Cataria e do Paraná.

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), foi o articulador das audiências realizadas em Brasília, quando foi apresentado o projeto ao Ministro da Agricultura, Antônio Andrade; Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp e presidente da Embrapa, Maurício Lopes. Esses encontros tiveram como objetivo a defesa técnica e de recursos para o Projeto Moscasul.

Afonso Hamm relata que esta praga tem atacado diversas frutas em todo país e já gerou prejuízos, somente na cultura da maçã, na ordem de R$ 25 milhões, com as perdas por danos nas frutas ou em razão da aplicação de inseticidas.

Reunião

Para dar sequência ao trabalho, será realizada esta reunião com a presença dos representantes do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da Agricultura, diretores da FINEP, CNPq, Embrapa e representantes do setor. Além de representantes da SFA-MAPA/RS e SFA-MAPA/SC, Epagri, CNA, Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Estado do Rio Grande do Sul e Prefeitura de Vacaria.


A pauta do encontro será para estabelecer estratégias técnicas para o projeto Moscasul; tratar dos investimentos e busca de recursos: redação de projeto, convênios e parcerias, entre outros assuntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, estamos aguardando a sua participação. Obrigada!