ABPM NA INTERNET:

Conecte-se à ABPM:

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Tortinha de maçã com massa de pão australiano



INGREDIENTES

6 maçãs (+- 1 kg)
4 colheres (chá) de manteiga
1 xícara (chá) de açúcar
1pão australiano
Suco de 2 laranjas
3 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga

MODO DE PREPARO

Torta:

Unte quatro assadeiras de bolo inglês (22 cm x 6 cm) com manteiga e polvilhe o fundo de cada uma com 3 colheres (sopa) de açúcar. Em uma tábua, corte as maçãs ao meio e retire os miolos (parte onde estão as sementes). Depois, deite-as com o centro para baixo. Use uma faca para cortá-las em tiras finas, no formato de um leque, como na foto acima. Tire as pontas do pão com uma espessura de dois dedos. Fatie o restante em quatro partes iguais, no sentido do comprimento. Pique as pontas e reserve. Acomode três metades de maçã em cada assadeira, com a parte da casca para baixo. Cubra com uma fatia longa de pão e regue cada uma com um pouco do suco de laranja. Leve para assar em forno pré-aquecido (180°C) por 40 minutos, ou até que o pão esteja crocante e as maçãs macias.

Farofa:

Aqueça uma frigideira em fogo médio e derreta a manteiga com o açúcar. Junte as pontas de pão picadas e frite, mexendo de vez em quando, até que elas sequem e fiquem crocantes.

Montagem:

Quando as tortas estiverem prontas, deixe esfriar e desenforme com cuidado. Corte cada uma em quatro partes iguais e sirva acompanhada de sorvete de creme e da farofa crocante.

DICAS

1) Você pode variar as frutas presentes na receita! Substitua a maçã por peras, e o suco de laranja por outra opção cítrica que preferir. Você também pode adicionar 2 colheres (sopa) de licor ao suco.
2) Outra opção interessante é servir a torta de maçã regada com geleia de morango diluída em um pouco de água.
3) Se quiser fazer apenas meia receita, congele o pão restante. Ou então faça mais farofa e guarde em pote por até 5 dias. Ela pode acompanhar sorvetes ou saladas de frutas.
Rendimento: 16 porções (90 g cada)
Receita: Wickbold

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, estamos aguardando a sua participação. Obrigada!