ABPM NA INTERNET:

Conecte-se à ABPM:

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Maçã na Escola - Uma Macieira no Pomar do Celisa!

Os pequenos talentos da escola Celisa já sabem o que é bom! Confira o projeto que junto com a profª Rejane a conhecida "Turma da Maçã" executou em sua escola, por entender a importância de aprender a cultivar e cuidar das plantas, especialmente aquelas que nos devolvem frutos tão deliciosos como a Maçã, por gratidão. Parabéns a Profª e aos seus pequenos agricultores! 

fonte: http://emeicelisa2013.blogspot.com.br/2013/06/uma-macieira-no-pomar-do-celisa.html

No começo do mês de março, conheci uma turminha chamada de Turma da Maçã, muito alegre e cheia de vida! E fiquei sabendo que o projeto da escola baseava-se no estudo do seu grande arvoredo com pés de vários tipos: abacate, amora, ameixa, romã, café, jabuticaba, acerola, pitanga, manga... Mas e a macieira? Fiquei com enorme vontade de plantar uma macieira para a Turma da Maçã! Mas, neste começo o desejo era só meu, não tinha surgido das crianças... Então começamos a estudar as plantas como seres vivos. Precisávamos aprender que arvore tem vida , e precisa de cuidados para crescer e viver. Fizemos experiências com pés de feijão, lemos histórias ("João e o Pé de Feijão", "A Sementinha Bailarina", "As Plantas") que falam da importância de se cuidar bem das plantas, aprendemos música  ("Pomar") que fala sobre os vários tipos de arvores, e comparamos as arvores que tem na escola e na música. Tiramos fotografias das arvores da escola, um passeio muito legal entre estas plantas tão grandes e bonitas! E assim os olhares das crianças se despertaram para o fato de que não havia uma macieira na escola! Vamos plantar uma? Era tudo o que eu queria ouvir!!!! Então, após escutar a história da Galinha Ruiva que plantou sementes de milho e depois de colher as espigas fez um delicioso bolo, a Turma da Maçã perguntou: Quem ajuda a plantar nossa macieira? O Sr. Manoel disse que ajudava! Então fui comprar uma muda de macieira e hoje na roda de conversa contei a turma que iríamos plantar nossa macieira !!! Expliquei que a planta ainda era pequena ("um bebê?" - perguntou Raica). Sim! E precisa de cuidados para crescer. Como vamos nos organizar para cuidarmos de nossa árvore? "Tem que dar água !", e ficou combinado que os ajudantes irão regar todos os dias, mas toda turma será responsável por observar nossa árvore e ver se não tem insetos subindo, ou outras crianças puxando seu tronco (ainda muito fininho). Também expliquei que as maçãs só irão nascer após a arvore ficar grande e que isso irá demorar pelo menos quatro anos, quando estiverem com aproximadamente onze anos, mas aí poderiam vir visitar a escola e a macieira, que terá sido cuidada por outras crianças também! Afinal plantamos uma arvore e também sementinhas de conhecimentos e respeito pelo meio ambiente!!! E lá fomos nós, plantar a macieira! O sr Manoel fez o buraco na terra, colocamos a terra adubada, Leonardo e Milena ajudaram a colocar a muda no buraco e cada criança colocou um pouco de terra para cobrir! No final, a Leticia colocou a plaquinha na macieira, para que todos possam saber e reconhecer nossa arvore! Enfim, agora temos uma MACIEIRA no pomar do Celisa!hospedagem com do´mínio grátis

10 comentários:

  1. Que legal poder fazer parte deste blog, podendo contar esta experiencia com crianças tão pequenas,rica em conhecimentos e valores de cidadania! Obrigada ABPM, por fazer parte desta história!
    beijos da Turma da Maçã, Campinas- SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sua participação com as crianças da Turma da Maçã! Ela é muito importante para nós também! Incentivar as crianças não somente a preservar o meio ambiente, mas a desenvolver a habilidade de cuidado e da atenção que uma macieira necessita. Hoje pode ser uma brincadeira, mas no futuro essas crianças podem passar essa ideia adiante, levando o consumo dessa fruta deliciosa para seus lares cuidando de sua saúde e de seus familiares. Mais uma vez, obrigado!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Um trabalho muito bem elaborado que edifica a arte de cuidar do ambiente e educa para a vida. Realmente Parabéns!

      Excluir
  3. Parabéns turma da Maçã e professora Rejane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por seu comentário, realmente a Profª Rejane está de parabéns junto com a sua turminha :)

      Excluir
  4. Parabéns a Turma da Maçã e a professora pela sua dedicação. Beijos da sua orientadoraLorena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dedicação que resultou em muita diversão! Essas crianças tem consigo o orgulho de se sentir realizadas por terem cultivado uma planta, ainda mais a macieira que é fonte da deliciosa maçã!

      Excluir
  5. Parabéns prof Rejane, seu trabalho revela o sentido de educar. Marcas inspiradoras que a TURMA DA MAÇÃ carregará para a vida. Com o tempo as maçãs serão colhidas e o fruto de sua ação educativa será eterno e multiplicador.
    Rosmary Silva

    7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Meu desejo é mesmo que minhas ações sejam frutos a serem colhidos por meus alunos! Muito obrigada por seu carinho, Rosmary! Você é minha inspiração como Educadora!

      Excluir

Deixe seu comentário, estamos aguardando a sua participação. Obrigada!