ABPM NA INTERNET:

Conecte-se à ABPM:

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Bolo integral de maçã e banana

Eu adoro cozinhar desde criança e sempre estava metida na cozinha ao lado da minha mãe. A minha receita favorita era bolo de chocolate que ela me ensinou. Tudo muito gordinho e açucarado. E não era só para festas não. Fazia o bolo a quaquer hora do dia e aquela travessa acabava rapinho.

Hoje quando faço bolos, procuro sempre fazer algo mais saudável, com frutas, castanhas e coisas legais.

Claro que ainda como um bolinho de chocolate por aí, mas não faço mais em casa porque aquela travessa fica rendendo dias de gordices. Então quando quero um bolinho mais gordinho, deixo para o final de semana e compro uma porção apenas.

A receita de hoje foi enviada pelo querido Vinny Dutra (@vinnymaker) e já consegui sentir o cheirinho de bolo por aqui. Adoro bolo quente saindo do forno! E esse é cheio de coisas boas! Farinha integral, aveia, frutas e oleaginosas!

Vinny usou um adoçante chamado sucralose. Se você não é fã de adoçantes, pode substituir por açucar mascavo, mas as calorias irão aumentar.

Lembre-se também que o bolo é mais saudável, porém não é diet e possui um valor calórico que precisa ser computado na dieta. Portanto, nada de comer a travessa inteira. Controle-se nas porções!

Ingredientes:

- 1/2 xícara (chá) de óleo vegetal (pode ser coco extra virgem , canola ou outro)

- 3 ovos

- 1 xícaras (chá) de farinha integral

- 1 xícaras (chá) de aveia em flocos finos

- 1 xícara (chá) de sucralose granular para forno e fogão

- 1 colher (sobremesa) de canela em pó

- 1 colher (sobremesa) de bicarbonato de sódio

- 1 colher (sobremesa) de fermento em pó

- 3 maçãs com casca cortadas em cubos

- 3 bananas nanicas fatiadas

- 1 xícara (chá) de nozes picadas (opcional) ou 1 xícara de ameixa seca (opcional)

- Canela para polvilhar .

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes à mão ou na batedeira, deixando as frutas e castanhas por último. Coloque em uma forma de aproximadamente 27 cm de diâmetro, ou retangular, untada e enfarinhada e leve para assar em forno médio por mais ou menos 40 minutos. Se tem dúvidas do ponto certo, faça aquele truque do palitinho: espete o palito no bolo e ele deve sair limpo. Nao se assuste , a massa fica bem grossa mesmo, por causa das farinhas e das frutas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, estamos aguardando a sua participação. Obrigada!