ABPM NA INTERNET:

Conecte-se à ABPM:

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Produtores de maçã catarinenses são beneficiados por seguro agrícola

fonte: http://www.economiasc.com.br/index.php?cmd=agronegocio&id=13950

Ao todo, 785 agricultores de 15 municípios catarinenses foram favorecidos com o programa. 
O Programa de Subvenção ao Seguro Agrícola, da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, já beneficiou aproximadamente 785 produtores de maçã em 15 municípios catarinenses. Com um orçamento de R$ 4,1 milhões para a safra 2013/2014, o investimento feito, até o momento, foi de R$ 1.728.375,17 na subvenção de até 50% da parcela do prêmio que cabe ao produtor, já descontada a subvenção concedida pelo Governo Federal.

Os produtores de maçã que já receberam a subvenção são dos municípios de São Joaquim, Urupema, Urubici, Cocal do Sul, Bom Jardim da Serra, Pinheiro Preto, Fraiburgo, Lages, São José do Cerrito, Caçador, Papanduva, Capão Alto, Rio Rufino, Painel e Videira. O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, afirma que a maioria dos produtores de maçã utiliza o seguro rural do Governo Federal, em que os agricultores têm subvenção de 60% do valor total do prêmio. Os outros 40%, o Governo do Estado beneficia o produtor com a subvenção de 50%, limitado a 4,5 hectares por produtor. O agricultor paga apenas 20% do total.

O secretário destacou ainda que a produção de mação é muito importante para o Estado, pois Santa Catarina é o maior produtor nacional da fruta. "Por isso o governo não mede esforços para atender as demandas do setor", conclui.

O Programa de Subvenção ao Seguro Agrícola foi criado em 2011 e tem o objetivo de minimizar custos que os produtores têm para realizar o seguro de suas lavouras. Além da maçã, as culturas de arroz, cebola, feijão, milho, soja, trigo, uva e frutas de caroço (ameixa, nectarina e pêssego) também são atendidas pelo projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, estamos aguardando a sua participação. Obrigada!