ABPM NA INTERNET:

Conecte-se à ABPM:

sexta-feira, 1 de março de 2013

Torta de maçã ao creme

Fonte: Cucchiaio Pieno
http://www.cucchiaiopieno.com/2011/03/torta-de-maca-ao-creme-e-fotos-do-meu.html


Ingredientes para a massa brisée
Fonte: Giallo Zafferano

200 gr de farinha de trigo
100 gr de manteiga (gelada)
70 ml de agua bem gelada (de preferência iniciando a criar gelo)
1 pitada de sal

Ingredientes para o recheio
Fonte: Colonial Voyage

500 gr de maçãs
3 ovos inteiros
2 gemas
150 gr de açúcar
120 gr de farinha de trigo
500 ml de leite
1 pitada de sal
0,5 (metade de 1 grama) de vanilina (aroma de baunilha em pó super concentrado) se não encontrar coloque algumas gotinhas de baunilha

Modo de preparo da massa brisée
Em uma vasilha de vidro bem fria (colocar antes na geladeira), coloque a farinha de trigo, acrescente a manteiga em pedacinhos e a pitada de sal. Amasse bem com as mãos até quando a margarina tera' absorvido toda a farinha e se pareça com uma farofa (se tiver um mixer, leve o copo primeiro à geladeira para que fique bem frio e é só bater os ingredientes por poucos segundos até virar uma espécie de farofa). Em seguida coloque o composto em forma de de montanha e no centro coloque o açúcar, o sal, a agua e misture rapidamente. Faça uma bola e envolva com um plástico (película) de cozinha e leve à geladeira por no mínimo 40 minutos (se quiser pode fazer até com 1 ou 2 dias de antecedência, é só tirar 1 hora antes do utilizo).

Após os 40 minutos tire a massa da geladeira, jogue fora o plástico e com um rolo abra a massa em uma superfície ligeiramente enfarinhada até formar um circulo de uns 24 a 26 cm de diâmetro. Coloque em uma forma de 24 a 26 cm de diâmetro untada e polvilha ou coberta com papel manteiga.

Lave as maças, retire o talo e sementes e corte-as em gomos. Disponha as fatias sobre a massa brisée.

Modo de preparo do recheio
Bata as gemas e os ovos inteiros acrescentando o açúcar, a farinha de trigo, o leite, o sal e a vanillina e acrescente tudo cru em cima das maças e leve ao forno preaquecido a 160 °C por uma hora e trinta minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, estamos aguardando a sua participação. Obrigada!