ABPM NA INTERNET:

Conecte-se à ABPM:

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Mapa publicará instrução normativa sobre praga de maçãs

por Globo Rural On-line 19/09/2012
http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI319284-18532,00-MAPA+PUBLICARA+INSTRUCAO+NORMATIVA+SOBRE+PRAGA+DE+MACAS.html

Após reunião com representantes do setor, pasta determinou a criação de uma norma para definir procedimentos controle do fungo nos pomares

O Brasil está entre os nove maiores produtores de maçã do mundo, com um volume de safra de 1,3 milhão de toneladas

 Shutterstock
O Ministério da Agricultura divulgou nesta quarta-feira (19/9) que publicará uma Instrução Normativa para instruir produtores de maçãs sobre o fungo Nectria galigena, conhecido como cancro europeu.

A medida foi aprovada após reunião com representantes do setor, que alegam que a praga, além de atrapalhar a cultura, também aumenta os custos de produção.

De acordo com o ofício entregue pela Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM) ao governo, a presença do fungo “prejudica muito a produtividade e aumenta em pelo menos 25% o custo, especialmente quanto ao aumento de mão de obra e aplicação de pesticidas”. Em resposta, o ministro Mendes Ribeiro afirmou já ter determinado à Secretaria de Defesa Agropecuária que finalize o texto regulamentando os procedimentos de controle e possível erradicação desta praga do Brasil.

O Brasil é o 9º produtor mundial de maçãs, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), com volume de safra de 1,3 milhão de toneladas. O setor é responsável por 56 mil empregos diretos e mais de 112 mil indiretos no país.

Durante o encontro, os produtores agradeceram ao ministro pelo empenho em favor do segmento. Entre as solicitações reivindicadas pela ABPM, quatro já foram atendidas: a renegociação das dívidas dos produtores de maçã; aumento de R$ 1,3 milhão para até R$ 2,6 milhões o limite dos financiamentos para proteção de pomares contra o granizo; previsão de recursos para o programa de erradicação da Cydia pomonella na safra 2012/13; e medidas em relação à importação de frutas da Argentina em prol da proteção fitossanitária dos pomares brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, estamos aguardando a sua participação. Obrigada!