ABPM NA INTERNET:

Conecte-se à ABPM:

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Produtores de maçã se reúnem com o Governador, em Florianópolis, para definir operação de renegociação das dívidas do setor

Fonte:  http://www.brde.com.br/index.php/noticia/mostrar/id/458 

BRDE, que conduziu com os ministérios da Fazenda e da Agricultura, junto com a ABPM, a estruturação da resolução aprovada pelo Banco Central, estará presente com os seus técnicos e o Diretor de Operação

A Associação Brasileira dos Produtores de Maçã - ABPM está convocando os seus associados para reunião com a presença do Governador Raimundo Colombo, na próxima quarta-feira (29/08), às 14 horas, na sede da OCESC, em Florianópolis, quando pretende definir a parte operacional da renegociação das dívidas do setor estabelecida pela Resolução 4.126 do Banco Central (íntegra da Resolução ao final). Aprovada em valor de até R$ 300 milhões pelo Conselho Monetário Nacional, na reunião do último dia 23, a renegociação atingirá as dívidas contraídas pelos produtores de maçã até dezembro de 2010, com limite de R$ 5 milhões para cada produtor, no prazo de pagamento de dez anos, incluindo um de carência, e juros equivalentes à TJLP mais 2,5 % ao ano. A origem dos recursos é do BNDES.
A produção nacional de maçã se concentra totalmente na região Sul que nos últimos dez anos teve sete safras severamente prejudicadas pelo clima, com geada e granizo. A recomposição das dívidas permitirá aos produtores readquirirem sua capacidade de investir na produção, assim como na cobertura dos pomares com sistemas de lonas plásticas que são mais baratos do que o seguro agrícola e garantem comprovada proteção contra a agressividade da natureza.
Na reunião de quarta-feira, participarão os bancos que vão atuar no enquadramento da reestruturação da dívida de cada produtor, com prazo máximo para concluir a negociação até janeiro. O BRDE, que conduziu com os ministérios da Fazenda e da Agricultura, junto com a ABPM, a estruturação da Resolução aprovada pelo Banco Central, estará presente com os seus técnicos e o diretor de Operação, Neuto de Conto, já orientando os produtores nas providências que devem adotar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, estamos aguardando a sua participação. Obrigada!